terça-feira, 29 de março de 2016

Vítima percebe golpe de falso prêmio e grava ligação no celular; áudio Pelo telefone, golpista alega que vítima ganhou prêmio de R$ 23 mil. Morador de Itapetininga percebeu o golpe e gravou a conversa com o ladrão.

Um morador de Itapetininga (SP) gravou a ligação de um golpista que tentou aplicar o golpe do falso prêmio e ofereceu R$ 23 mil, alegando que era para morador ficar feliz em meio à crise econômica do país. A vítima percebeu que se tratava de um golpe e gravou a conversa com o criminoso pelo celular. 


De acordo com o morador, que preferiu não ter a identidade revelada, o golpista ligou várias vezes no seu celular com um telefone que tinha como DDD 85, que é código de telefones de cidades do Ceará, como a capital Fortaleza.
"Ele falou que trabalhava em uma operadora de celular e que eu havia ganhado uma motocicleta e R$ 10 mil, mas que poderia receber em dinheiro, o que seria R$ 23 mil no total. Perguntou em quais bancos tinha conta. Afirmei que tinha na Caixa Econômica e ele já falou que era para ir até um caixa eletrônico. Durante a conversa, chegou a falar que o prêmio não ia me enriquecer, mas como estamos em crise financeira, ia me ajudar muito", conta o morador.
Ao perceber que se tratava de um golpe, a vítima começou a gravar a ligação e tentou confundir o estelionatário. "Ele me informou que para receber eu  precisava fazer uma transação bancária no caixa eletrônico. Eu disse que estava em frente a um caixa e tentei conseguir o número da conta do golpista, mas ele não informou qual é a conta e nem quanto precisava ser transferido para ganhar o falso prêmio", conta.
No  fim da ligação, o golpista percebe que a vítima não estava em frente a um caixa, se irrita e ofende o morador: “Que número, senhor? Que número seu ‘cabra de pêa’. Seu desgraçado”, afirmou o golpista.
Cuidados
De acordo com o delegado Agnaldo Ramos de Itapetininga (SP), é importante estar atento com ligações de números desconhecidos e sobre ofertas de dinheiro fácil. Outro cuidado é nunca passar dados pessoais e bancários, diz ele.
orientação que a gente dá é não atender telefones de fora, principalmente em casos como os que oferecem prêmios, os que afirmam que foi premiado com algum tipo de sorteio, aqueles que noticiam que alguém sofreu acidente de trânsito ou que foi sequestrado. As pessoas precisam  ter reservas, não atender telefones de desconhecidos e manter a agenda com os principais contatos devidamente atualizados."
Veja a conversa
Golpista: A sua ligação foi transferida para o meu ramal, o meu nome é Isaías Oliveira Macir, eu sou diretor do setor financeiro e estou a cargo de fazer a liberação de R$ 23 mil para o senhor,  que estará disponível em alguns instantes pela sua conta na Caixa Econômica. É para já sair daí com o coração bastante feliz. Não é um prêmio que vai lhe enriquecer, nem realizar seu sonhos, mas, com certeza, em um país burocrático e que vive em crise, vai ajudar bastante o amigo.
Vítima: Mas o que eu vou precisar fazer?
Golpista: Você vai estar chegando até o caixa e vai estar retirando o extrato. No primeiro extrato o senhor vai estar me informando a hora e a data. Hora com minutos e segundo e data com mês e ano. Vamos estar reconhecendo a sua conta e creditando o valor de R$ 23 mil, transferência "black line." (...)
Vítima: Aparece conta de origem.
Golpista: Onde é que existe essa opção?
Vítima: Na transferência.
Golpista: Não existe isso! Não existe nada do que você está falando, eu não sei de onde você está tirando essas opções. Você está de brincadeira, meu amigo! O senhor entenda que não tem nenhuma criança aqui não, senhor! (...)

Golpista: O senhor tem que ler do jeito que está escrito: conta corrente ou conta poupança. O senhor tem que ler assim.
Vítima: Conta corrente e conta poupança, é o que está aqui.
Golpista: Conta corrente!
Vítima: Conta corrente. Aí pede para digitar o número.
Golpista: Oi?
Vítima: Pede para digitar o número.
Golpista: Que número, senhor? Que número seu “cabra de pêa."
Vítima: O número da conta, ué.
Golpista: Seu desgraçado!

Link Original:http://g1.globo.com/sao-paulo/itapetininga-regiao/noticia/2016/03/vitima-percebe-golpe-e-grava-ligacao-de-falso-premio-no-celular-audio.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário